Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Histórico da Escola Tiradentes

HISTÓRICO DA ESCOLA TIRADENTES
Criada pelo Decreto 2.364 de 22 de dezembro de 1986, com a seguinte denominação: Escola Estadual de 1º Grau da Policia Militar “Tiradentes”. Apesar do nome, nada a identificava com a Policia Militar, visto que funcionava como uma Escola normal da rede pública de ensino e era dirigida por pessoas civis sem qualquer ligação com a Policia Militar. Durante 3(três) anos, a Escola funcionou desta maneira.
Em 1990, quando o Comando Geral da Corporação estava sendo exercido pelo Cel PM Dival Pinto Martins Corrêa, por iniciativa deste, o Decreto nº 2.659 de 13 de junho daquele ano, deu a Escola uma Nova denominação e subordinação administrativa, passado a denominar-se Escola Preparatória de I e II Graus da Policia Militar “Tiradentes”, subordinada administrativamente à PM, tendo sido complementado pelo Decreto nº 3.107 de 19 de janeiro de 1991, que estabelece o regime militar para seu funcionamento, com base no Artigo nº 68 da Lei nº 5.692 , de 11/08/71, que fixou as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º graus do País. Assim sendo, o “Regime Militar” é um dos fatores que a diferencia das demais. Além disso, a Escola “Tiradentes”, procura transmitir uma formação humanística a seus alunos através das disciplinas: filosofia; sociologia e psicologia, sendo que a primeira é ministrada já a partir do Ensino Fundamental. Em 1994, com o Decreto nº 4.132 de 13 de janeiro, passou a ter a seguinte denominação: Colégio Estadual de 1º e 2º Graus da Policia Militar “Tiradentes”.
Finalmente, com o Decreto nº 1.826 de 11 de outubro de 2000, passou a denominar-se Escola Estadual da Policia Militar “Tiradentes”.
Esta é a Escola “Tiradentes”, cuja filosofia é dar ao educando uma cultura solidificada na disciplina e na hierarquia militar , onde os fatores ético-sociais são preponderantes no senso crítico, no raciocínio analógico do ser, proporcionando uma visão consciente da democracia e formando o futuro cidadão para o exercício prévio da cidadania. Nos últimos anos a Escola Estadual da Polícia Militar de Mato Grosso “Tiradentes” enfrenta problemas “sui generis” na sua história, em virtude do crescimento populacional da grande Cuiabá agravando o setor sócio-econômico, aumentando o índice de procura pela população para a matrícula. Embora seja uma Escola Estadual contudo, o índice do desenvolvimento cultural dos alunos que estudam na Escola Tiradentes é expressivo e reconhecido nos mais altos escalão do Governo e da sociedade, onde de fato contribui para que os alunos assumam o seu papel no meio onde vive e desenvolve, participando ativamente das questões sociais.O esforço conjunto entre o atual Diretor, o Comandante Geral da PMMT e o Governo do Estado, muito já foi feito, mas a muito mais por se fazer, é preciso incrementar as mudanças ainda em fase de projetos, pois a essência da Policia Militar está na prestação do serviço por excelência ao cidadão, e a Escola “Tiradentes tem um dever primordial neste contesto, pois a educação e o desenvolvimento cultural do individuo é a base para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana e também para o convívio harmônico entre os seres.